quinta-feira, janeiro 18, 2007

Quem tem medo de Virginia Woolf?

Who´s afraid of Virginia Woolf?
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal e Sandy Dennis

Sinopse:

Um casal bebe na sala de estar de sua residência, eles aguardam um outro casal convidado para jantar depois de terem se conhecido na universidade. George é professor de história e Martha, sua esposa, filha do dono da universidade. Entre um copo e outro de bebida, começam a surgir provocações de ambos os lados.

O casal aguardado chega minutos depois do início do filme. Nick é o novo professor de biologia e Honey, sua esposa. A bebida continua na sala de estar e aos poucos os diálogos são modificados devido ao teor do álcool; agora, mais violento, menos evasivo e por isto, mais deprimente. As mentiras vão deixando de existir cena-a-cena, as máscaras caem gradualmente e a verdade, por mais ácida e violenta que seja, tende a sobressair.

MP:

Um dos filmes mais intrigantes já existentes, filmado em 1966, já poderia ter sido colorido mas acredito que as cores iriam estragar um pouco o impacto das cenas. Um filme cujo o enredo precisa de clareza, precisão e interpretação ímpar dos atores - ainda mais, quando no filme só existem quatro personagens – se torna ainda mais forte sendo a película em preto e branco.

A relação entre o homem e mulher - casamento, inveja, traição, adultério, gravidez – são temas abordados no filme de maneira absurdamente comum, sem diálogos difíceis, bem escritos e interpretados grandiosamente. É um filme em que os atores precisariam ser perfeitos para o papel – e foram, afinal, até hoje é um dos dois filmes (o outro foi Trama Diabólica, de 1972) em que todos, incluindo o diretor, foram indicados ao Oscar*. Um filme longo, praticamente duas horas, em que os diálogos são a base de tudo, possuindo somente dois cenários básicos.

Quem tem medo de Virgínia Wolf? não é cansativo embora, às vezes se torne confuso mas nada interfere na trama. Um drama cotidiano apesar de ter sido gravado há mais de quarenta anos. Sobre a edição de aniversário, infelizmente, o dvd possui somente um extra, um arquivo em áudio com o responsável pela fotografia do filme, Haskell Wexler. Imperdível.

*
Vencedor do Oscar: Melhor Atriz (Elizabeth Taylor), Melhor Atriz Coadjuvante (Sandy Dennis), Melhor Direção de Arte – preto e branco, Melhor Fotografia – preto e branco, Melhor Figurino – preto e branco.

Nota: 10

Um comentário:

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o argumento do filme foi baseado na vida da propria escritora Virgínia Wolf

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: