terça-feira, fevereiro 06, 2007

O Último Rei da Escócia

The Last King of Scotland

Elenco: Gillian Anderson, Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington, Simon McBurney, David Oyelowo, Abby Mukiibi Nkaagam, Adam Kotz, Barbara Rafferty, David Ashton
Sinopse:
A história narrada por uma pessoa branca, que viu os acontecimentos de perto das atrocidades do General Idi Amin. O olhar do Dr. Nicholas Garrigan é de um rapaz perdido no início do filme, meio decepcionado com o rumo de sua vida. Médico, recém-formado ele vê sua vida como um fardo sem sentido, afinal, ele é apenas a sombra do Dr. Garrigan, seu pai.
Um dia, cansado de tudo, ele resolve que vai alterar sua vida e deixar para trás o lar que possui na Escócia. Para conseguir seu objetivo, pega um mapa mundi oval e gira. Na sua primeira tentativa, ele desiste do destino escolhido, na segunda, um sorriso, Uganda.
Dr. Nicholas Garrigan consegue na Uganda um posto importante no governo de Idi Amin, um general que através de um golpe militar assume o poder no país. Nicholas é um jovem deslumbrado e ávido por poder.
O cargo é uma forma de gratidão pelo jovem médico ter socorrido o general, quando o mesmo, sofreu um acidente. Nicholas começa então a freqüentar a alta cúpula ugandense e para tal, deixa de lado a missão humanitária que tinha originalmente como causa.
E é lidando com o ditador no dia-a-dia que ele percebe os contrastes de Idi Amin, horas um homem forte, centralizado e sedutor, noutras, um desesperado, fraco de espírito e sem condições de governar. E se o governo não é o que se pensava ou o que se tentava fazer, a ditadura pode ser a melhor solução.
MP:
Aguardei praticamente um ano para assistir ao filme "The Last King of Scotland", desde que tomei conhecimento de parte do elenco e do que se tratava o filme. Confesso que gostei muito e só não dei nota 10 porque considero o tema tão importante que deveria ter um pouco mais de teor histórico cru, bruto e não meio romanceado, ou seja, uma visão menos realista dos fatos. É um filme forte, sem sombra de dúvida mas faltou algo que realmente fizesse você sair nauseado do cinema. Filmes assim, merecem ter este tipo de efeito nas pessoas.
O ator Forest Whitaker está soberbo interpretando o ditador Adi Amin e é realmente digno que todas as premiações que tem recebido e obtido êxito, se ele não ganhar o Oscar é marmelada! Um ator de peso para um papel difícil de ser desenvolvido e trabalhado, enfim, nota 1000 para a atuação.
Sobre os demais personagens que aparecem no filme, James McAvoy também desenvolve legal seu personagem mas realmente Forest Whitaker é quem segura o filme e para isto, um ator de nível mediano poderia fazer o filme se tornar medíocre e ser somente, mais um filme sobre a África e sua história.
A personagem Dra. Sarah Merrit, interpretada pela atriz Gillian Anderson aparece pouco mas o suficiente para o poder se seu papel. Uma personagem de personalidade forte e caráter que respeita seus princípios morais e éticos. A cena final de sua trajetória no filme, diz tudo.
Nota: 9.8

Frase: "You're a child, that's what's so frightening about you" - Dr. Nicholas fala pra o ditador Adi Amin

2 comentários:

Anônimo disse...



Oi Raquel,

Gostei do seu blog, parecei a visitar mais vezes agora. :D
Você sabe me dizer se esse filme (O último rei da Escócia), está passando nos cinemas de SP?

Eu gostaria de assistir, mas o Rio, para mim é muito longe, SP é mais acessível. Se você souber me avisa por favor, que eu quero ir ver??

Beijokas
Van

tron disse...

Crítica bem feita,nem sei se viste os filmes com as estrelas da wwe: See No Evil e The Marine

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: