segunda-feira, abril 09, 2007

Free Zone

Free Zone

Ano: 2005

Diretor: Amos Gitai

Elenco: Natalie Portman, Hanna Laszlo, Hiam Abbas, Carmen Maura, Makram Khoury

Sinopse:

Rebecca é uma turista americana, de pai judeu, que rompeu o relacionamento como noivo. Ela estava morando em Jerusalém e agora, não sabe o que fazer de sua vida. Então, é no desespero que ela entra no táxi da israelense Hanna, uma mulher forte, decidida e determinada. O destino da viagem? Nenhum em especial; e assim, ela acaba acompanhando a israelense ema sua viagem pela free zone* (zona franca) da Jordânia. E é lá que a terceira passageira do táxi surge, a palestina Leila.


As três juntas então passam a fazer uma viagem longa e cansativa. Rebecca apenas acompanhando, Hanna em busca do homem que deve dinheiro ao seu marido e Leila, que dá a informação sobre o desaparecimento do homem que pagaria Hanna, querendo saber mais das duas mulheres.

* território em que pessoas do Iraque, Egito, Síria e Israel podem fazer negócios.

MP:

Um filme atípico, não fala de religião, não fala de sexo ou de comércio. "Free Zone" comenta do receio de três mulheres em relação à vida delas, aos conflitos interiores. Mesmo possuindo um roteiro confuso, repleto de flashbacks, o filme merece ser visto.

Um dos momentos mais angustiantes do filme é sem dúvida seus minutos iniciais, com a personagem de Natalie Portman chorando por aproximadamente 8 minutos. Rebecca está perto do que pode ser, muro das lamentações e no fundo, a trilha musical, nada mais é do que uma ladainha sofredora.

Um filme surpreendente, com atuações brilhantes. E considero, uma das melhores delas, a cena inicial de choro de Natalie Portman além, das cenas da atriz falando hebraico.


Nota: 9.0

p.s: Durante as gravações, a atriz Natalie Portman e o ator Aki Avni foram retirados às pressas, depois de tentarem gravar uma cena de beijo em frente ao Muro das Lamentações. O casal precisou voltar ao local depois para tentar refazer a cena.

Trailer : http://www.youtube.com/watch?v=NdBxel9KZcg
(A cena inicial do trailer, que dura segundos, é da entrega do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, de 2005, para a atriz Hanna Laszlo.)

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: