domingo, dezembro 30, 2007

Sobre a situação dos roteiristas

Colegas cinéfilos, não costumo escrever no blog coisas exceto as críticas e novidades no mundo do cinema mas, devido a atual fase em que estamos, sobre a greve dos roteiristas nos EUA, preparei um texto explicativo, segundo informações que fui coletando...

ROTEIRISTA AMERICANO: TELEVISÃO E HOLLYWOOD

O roteirista é um dos profissionais mais importantes nos meios de comunicação, seja no cinema, seja na televisão. No Brasil não é habitual falarmos do conceito do mesmo e tão pouco de sua importância. O motivo do diferencial do porquê desta categoria ser motivo de comentários no mundo, principalmente nos Estados Unidos, é pelo fato do seu reconhecimento. No Brasil, o que sempre é motivo de comentários são os diretores e autores de novelas mas não, o pessoal de apoio.

Nos Estados Unidos entretanto, a máquina que é Hollywood vive em função dos seus roteiristas. E nas emissoras de televisão, onde este profissional é tão fundamental quanto o apresentador de notícias e os atores de seriados, eles também são ouvidos.

A importância é tamanha que o órgão responsável pelos mesmos, o Writers Guild of America, possui o respeito de muitos atores, autores e diretores. A reivindicação e o motivo da greve é que os roteiristas não estariam recebendo o pagamento correto referentes à venda de séries em DVD e downloads.

A indústria cinematográfica é sim movida pelos grandes estúdios, pelos famosos diretores, autores e atores. Mas os roteiristas são os responsáveis pelas pequenas mudanças, pelos textos corretamente desenvolvidos e também, pelo conteúdo total da obra. E é por isto que a greve atual dos roteiristas está causando tanta comoção e conseguindo apóio até fora dos Estados Unidos.

Um exemplo da importância dos mesmos é a gravação de um filme ou seriado. Um script é aprovado e os atores estão começando o trabalho mas no meio de uma cena, um dos atores resolve improvisar uma fala. Não há nada de errado nisto e pode até fazer um efeito muito bom, elogios podem surgir pela iniciativa e então, será que o que não era previsto pode entrar no resultado final da gravação? Bem, um dos responsáveis pela aprovação e pela visualização de como pode resultar a novidade é o roteirista.

A greve que começou no início de novembro, está afetando e muito financeiramente as emissoras de televisão e os estúdios de cinema. E toda vez que parece haver acordo para a finalização da mesma, um novo impasse é criado. Os roteiristas já deixaram bem claro que não vão preparar nada para o Globo de Ouro e nem para o Oscar e o pânico no mundo da comunicação cresce a cada novo impasse.

Os seriados de televisão são febre mundial e com a greve muitos deles estão parados e alguns, já anunciaram que nova temporada somente em 2009. O problema é que não se sabe quando roteiristas vão retornar e com isto, o desespero vai ficando maior e a solução parece longínqua. Uma bola de neve está formada e o resultado pode ser economicamente devastador.

O apresentador David Letterman, que possui um programa de televisão que está no ar há mais de quinze anos, está retornando ao trabalho depois de ter feito um acordo com os roteiristas. No caso, Letterman pôde fazer isto pois o programa que apresenta é uma produção independente que é vendida para o canal onde é vinculada. Não sendo necessária a aprovação de outros, ao contrário de outros programas como do ator e apresentador, Jon Stewart. Os apresentadores Jay Leno e Conan O´Brien retornarão ao ar com seus programas em 2 de janeiro contudo, sem roteiristas.

Astros do cinema e da televisão já estiveram em passeatas e fazendo discursos em defesa aos roteiristas. O problema é que os atores estão relacionados diretamente com o SAG (Screen Actors Guild), o que pode acarretar problemas nas carreiras dos mesmos por participar de protestos contra a máquina lucrativa das indústrias do cinema e televisão.

O site oficial da categoria coloca está sempre atualizado e agora, a dúvida que paira no ar, fora o mundo do cinema e da televisão é: a greve afetará as premiações americanas? A última grande greve dos roteiristas foi em 1988, em pleno Oscar.

O resultado de todo o caos na comunicação do cinema e da televisão é uma caixa de surpresas cujos reflexos são desconhecidos. E, em relação as grandes premiações, segundo a revista Variety, o que se sabe é que os roteiristas pretendem fazer uma manifestação durante o Globo de Ouro.

GLOBO DE OURO E OSCAR 2008

O WGA, de acordo com a agência de notícias Associated Press, não liberou a licença temporária para roteiristas trabalharem no Globo de Ouro e no Oscar. Assim, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não pode fazer uso de trechos de filmes e premiações anteriores, como é de hábito. A solução seria negociar com produtores independentes o que acarreta outro problema pois, caso seja esta a solução, o grupo de profissionais pode ter problemas em conseguir trabalho o futuro pois estariam contra a categoria.

O jornal El País afirmou que algumas pessoas não farão parte da cerimônia do Globo de Ouro 2008, que acontece no dia 13 de janeiro, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, na Califórnia. Entre os nomes estão o ator David Duchovny (Arquivo X/Californication), o diretor David Cronenberg (indicado por Senhores do Crime), o roteirista Ronald Harwood (Escafandro e a Borboleta) e Katherine Heighl. A atriz que é protagonista da série Grey´s Anatomy, já participou de um piquete na frente dos estúdios da Paramount disse que não irá a cerimônia exceto, se for obrigada contratualmente.

A situação é tão complicada que fontes próximas à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood comentam que a NBC, emissora que transmite oficialmente a festa, irá passar a premiação somente para um seleto grupo de pessoas presentes ou, somente na internet.

O receio é que na televisão o mundo todo veja os piquetes, os cartazes de manifestação, o que, não seria nada agradável para Hollywood. O outro motivo, são muitos dos atores, entre eles Angelina Jolie, George Clooney e Jodie Foster, já terem informado que não deverão passar pelo tapete vermelho no meio de manifestações até, por receio de sua integridade física.


Writers Guild of America site: http://www.wga.org/

2 comentários:

Marfil disse...

Problemão...Entendo a causa, mas talvez o tiro saia pela culatra...

Raquel disse...

Olá Marfil,
a coisa toda está tão complicada que eu nem sei como vai terminar a novela.
Raquel

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: