segunda-feira, junho 30, 2008

Greve dos atores de Hollywood?

O presidente da SAG (Sindicato de Atores de Cinema e Televisão) dos EUA, Alan Rosenberg, afirmou semana passada que não haverá greve dos atores mas na verdade a situação está complicada pois brigas internas, entre atores de prestígio estão acontecendo.

"Não iniciamos qualquer processo de autorização de uma greve por votação dos membros do Screen Actors Guild. Qualquer menção a uma greve ou a um locaute é manobra de distração neste momento", afirmou o presidente do SAG em um comunicado da organização. A SAG possui 120 mil associados.

O problema entretanto não é somente dentro da SAG mas também, outros sindicatos, como a AFTRA (Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão), com 70 mil membros, que é um sindicato pequeno.

A briga entre as duas, com astros famosos, uns contrários e outros adeptos a uma possível greve é que desencadeou toda uma confusão. Até então, greve era uma possibilidade mas não era dada como certa, pelo contrário, já que as negociações estavam acontecendo de forma tranqüila. Dentre os que estão apoiando a AFTRA estão Tom Hanks e Alec Baldwin e os na SAG, Jack Nicholson e Ben Stiller. Na semana passada o ator George Clooney entregou um comunicado em que afirma que o fracasso dos dois grupos sindicais fortalece apenas a posição dos grandes estúdios, a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão).

"Não podemos ter um conflito entre artistas, porque não há dúvidas de que as histórias sobre Jack Nicholson enfrentando Tom Hanks apenas fortalecem o poder negociador da Aliança de Produtores de Cinema e Televisão."

O contrato atual termina na meia-noite de hoje. Os preparativos para uma greve na SAG, por meio de votos, não foi sequer planejada. Entretanto a AFTRA possui uma programação cujo resultado deve sair em 8 de julho.

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: