sábado, outubro 25, 2008

Kramer vs. Kramer

Kramer vs. Kramer



Ano: 1979
Diretor: Robert Benton

Elenco: Dustin Hoffman, Meryl Streep, Jane Alexander, Justin Henry, Howard Duff, George Coe, Ellen Parker, Howlard Chamberlain, Jess Osuna, JoBeth Williams,Bill Moor

Sinopse:

Ted Kramer é um homem casado com a bela Joanna, uma mulher cansada de um casamento em que o trabalho vem antes da família. Os dois tem um filho pequeno, de sete anos, chamado Billy. Um dia Joanna, cansada de tudo decide ir embora e deixar o pai cuidando do menino. A mudança acarreta em uma transformação na vida de cada um deles até o dia em que Joanna, 15 meses depois, reaparece exigindo a guarda do filho. A partir daí, é uma luta nos tribunais pela guarda do pequeno Billy Kramer.

MP:

Final dos anos 70 e um filme consegue emocionar milhares de pessoas no mundo todo e trazer para os cinemas uma quantidade de jovens que surpreendeu aos produtores e equipe envolvida no filme. O motivo? Talvez o fato de dois pais recém-separados irem aos tribunais pela guarda de uma criança. O tema era um tabu por si só e falar de separação e divórcio era praticamente proibido e eis que de repente, no cinema surge o assunto que não pode ser comentado, discutido e muito menos analisado.

O desempenho dos três atores no filme é tão real que até hoje o filme é comentado e discutido. O ator Dustin Hoffman, que estava enfrentando um divórcio na vida real, possui um personagem forte mas que fica completamente perdido quando a esposa vai embora. Meryl Streep, que interpreta Joanna, uma dona-de-casa cansada e que abriu mão de uma vida profissional para ter sua família demonstra um sentimento de dúvida constante sobre a sua escolha ter sido correta ou não. E o pequeno Billy, interpretado por Justin Henry, é encantador do início ao fim. Os momentos em que ele tenta ensinar ao pai sobre o como e o que sua mãe faria, como a cena do supermercado são únicas. Enfim, um filme sobre família, união, divórcio, medo... um filme humano, do início ao fim.

Curiosidade: O filme teve diversas indicações pra prêmios como Oscar (EUA), BAFTA (UK), César (FR), David di Donatello (ITA), NYFCC (EUA), Academia Japonesa de Cinema, Globo de Ouro (EUA). Venceu: 5 Oscars (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep) e Melhor Roteiro Adaptado. Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Dustin Hoffman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep). David di Donatello: Melhor Ator Estrangeiro (Dustin Hoffman) e Melhor Filme Estrangeiro e um prêmio especial para Justin Henry. NYFCC: Melhor Filme, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep). Academia Japonesa de Cinema: Melhor Filme Estrangeiro.

O diretor do filme quis dividir os créditos do roteiro com o ator Dustin Hoffman, que fez algumas mudanças e deu dicas pessoais sobre divórcio, mas o ator recusou.

Nota: 10

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jNLcfJ06y34

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: