terça-feira, setembro 25, 2007

Mundo Livre (Festival do Rio 2007)

It´s a free world...
Ano: 2007
Diretor: Ken Loach

Elenco principal: Kierston Wareing, Juliet Ellis, Leslaw Zurek, Colin Caughlin, Joe Siffleet

Sinopse:

Angie é uma trabalhadora instável, que já foi demitida de diversos empregos. O último, no qual ela tinha se empenhado muito, a demissão aconteceu porque ter se recusado a continuar recebendo cantadas dos altos executivos.

Angie trabalhou incansavelmente seis meses em uma agência de recrutamento de trabalhadores imigrantes. E o que é retratado ali é o mundo empresarial britânico mas poderia ser também, o de qualquer país desenvolvido, seja na Europa, seja na América do Norte.

Desempregada e desesperada, pela idade e pelo fato de ser mãe solteira, ela resolve junto com a amiga Rosie, abrir seu próprio negócio. O trabalho escolhido é o mesmo de seu antigo e último emprego, recrutar trabalhadores imigrantes e eis então que surge a maior dúvida, emprego para somente os imigrantes legais ou também, para os ilegais? Afinal, o trabalhador ilegal se sujeita a muito mais horas de trabalho, é bem mais vantajoso. Mas e a fiscalização? O caminho escolhido pelas sócias é o correto, qual o preço das escolhas feitas por Angie e Rose?

MP:

"It´s a free world" é um filme assustador do início ao fim por mostrar a realidade cruel de muitos dos empregadores de países desenvolvidos se aproveitando trabalho ilegal. As cenas que poderiam ser consideradas como exageradas por muitos, nada mais são do que uma realidade que não costuma ser mostrada nos cinemas.

É contagiante como uma epidemia o número de trabalhadores ilegais nos países e a forma como são tratados. Ao mesmo tempo, os países não podem negar que pessoas se beneficiam com este tipo de mão-de-obra escrava. O filme mostra o problema específico da Inglaterra e nos faz questionar ao quanto e ao quê uma pessoa é capaz de fazer, seja para o bem, seja para o mal ou simplesmente, pela sua sobrevivência.

Nota: 10

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: