domingo, fevereiro 17, 2008

Conduta de Risco (cinema)

Michael Clayton
Ano: 2007
Diretor: Tony Gilroy

Elenco principal: George Clooney, Tom Wilkinson, Sydney Pollack, Michael O'Keefe, Tilda Swinton, Dennis O'Hare, Julie White

Sinopse:

Michael Clayton é um dos melhores advogados de uma das mais famosas firmas de advocacia de Nova York. A firma é a famosa Kenner, Bach & Ledeen, conhecida por ter como função, limpar os nomes e os erros de seus clientes. A firma tem como um dos seus fundadores o advogado Marty Bach.

Michael Clayton, insatisfeito com sua vida, quer largar o trabalho mas como é um homem cheio de vícios e está com problemas financeiros precisa permanecer. Entretanto, tudo piora ainda mais quando Arthur Evans, um dos principais advogados da empresa, sofre um colapso nervoso e ameaça contar alguns podres de uma das empresas que é cliente da firma.

MP:

Conduta de Risco perde o sentido total com a tradução brasileira mas não quando o nome em inglês se refere a única e exclusivamente o personagem Michael Clayton. O personagem poderia ser qualquer pessoa, qualquer um que têm dúvidas de que sua vida poderia ter sido diferente se não tivesse seguido um determinado caminho, que as escolhas podiam ter sido outras.

A dúvida e a falta de caráter de um homem que trabalha para uma empresa com os quais não concorda com a ética é tamanha mas, permanecer ali também não o faz menos ético? Os questionamentos de Clayton para o que é trabalho, emprego, felicidade, lealdade na verdade são o conjunto de questionamentos que a maioria das pessoas faz na vida. Agora, o como o personagem escolheu, aí só vendo o filme pra entender. Embora confesse, o final decepciona um pouco.

Nota: 7.5

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=wmB7nK8kDmE

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: