quinta-feira, maio 22, 2008

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (estréia)

Indiana Jones and the Kingdom of Crystal Skull
Ano: 2008
Direção: Steven Spielberg

Elenco: Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt, Jim Broadbent

Sinopse:

Nevada, 1957, Estados Unidos - Um grupo de jovens está em um carro ouvindo Elvis Presley enquanto passa por um comboio de soldados. É apenas para mostrar qual a época estamos. A partir daí surgem situações que fazem com que Indiana Jones tenha interesse em mais uma busca: a caveira de cristal Skull.

MP:

Indiana Jones 19 anos depois é algo que intimida, cria polêmica mas principalmente, desperta paixão. E a paixão somada a nostalgia é algo extremamente perigoso. Aos fãs do herói que acompanharam a saga no cinema ou a geração dos filmes na televisão e no dvd, o que surge é um conflito de sentimentos.

O início do filme dá arrepio, a música de entrada está perfeita mas o novo filme de Indiana Jones sofreu diversas mudanças ao longo do caminho. A primeira delas foi o consenço de como deveria ser o filme, qual seria o foco. Spielbergue e Ford queriam uma coisa, Lukas, queria outra bem diferente e aí chegou a solução: a Caveira de Cristal. E teria sido muito bom o filme se não fosse os 20 minutos finais, que não parecem estar adequados aos filmes anteriores de Indiana Jones. É fato, dos três é o mais fraco.

Indiana Jones sempre foi brigas tumultuadas, sonoplastia fantástica de socos, perseguições mas a caveira de Cristal em nada lembra as demais buscas do herói. Outra falha foi o personagem Ox, é evidente que foi uma forçada de barra para tapar o buraco da ausência de Sean Connery - que é homenageado no filme - que era dado como certo no novo filme e com a recusa, algo faltou. E para ajeitar as coisas, dá-lhe Ox! Enfim, a maior falha do filme é o roteiro... mas os efeitos especiais estão, como de costume, sensacionais! As cenas nas Cataratas de Fox de Iguaçu perfeitas, a tecnologia ajudando Jones afinal, as cenas são montagens pois o elenco nunca esteve no Brasil.

O elenco está muito bem mas é preciso fazer justiça, Cathe Blanchett está sensacional como vilã russa. É de amedrontar, numa versão moderna dos vilões da saga Jones. A primeira fala ao ficar frente a frente com Indiana nos faz temer pelo que pode vir...mas não pense que ela é uma vilã parecida com os filmes do século XXI...ela é a vilã da década de 50, do tempo da Guerra Fria, de um sombrio século XX.

Ah, e não precisa ficar até o final dos caracteres no final do filme, não tem nenhuma surpresa, nenhum "se" é posto. É o final simplesmente...quem sabe no futuro dvd não tenhamos surpresas!

Nota: 8.0

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=hEwkP2f8Bzc

Nenhum comentário:

ONDE ESTÃO OS VISITANTES: