
TAXI DRIVER

Travis (Robert de Niro):
"A solidão me perseguiu em todos os lugares... em bares, em carros, calçadas, lojas... em tudo. Não há como fugir, sou o solitário do Senhor."
Ano: 1976
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Robert de Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel, Cybill Sheperd, Leonard Harris, Peter Boyle, Norman Matlock, Diahnne Abbott, Martin Scorsese
Sinopse:
Nova York, um veterano da Guerra do Vietnã que não consegue dormir consegue um emprego como motorista de táxi. É aí que conhece uma bela mulher, responsável pela campanha de um senador e apaixonado a leva para um filme no primeiro encontro. É um filme pornográfico. E aí termina qualquer chance de aproximação mas, ao mesmo tempo, ele resolve ajudar uma prostituta de treze anos a largar seu cafetão. E, cansado de tantas injustiças que vê pela noite resolve ele mesmo ser um vingador.
MP:
É sem dúvida um dos melhores filmes de todos os tempos, violento, perturbador e romântico e, por si só, faz parte da lista dos cem filmes mais importantes até hoje produzidos. É violento ao extremo mas uma violência que chocou absurdamente na década de 70 e ainda choca hoje, mais de trinta anos após ter sido feito. O motivo talvez seja pelo personagem principal, o taxista Travis, ser um homem normal e sem vícios que um dia simplesmente surta. Uma das cenas mais violentas é quando Travis pega a arma e atira em um ladrão no supermercado, a naturalidade do ato é tamanha o que assusta e amedronta qualquer pessoa. Mas fica a dúvida, como um homem pode ter dois lados tão diferentes: ser violento capaz de matar friamente e ser carinhoso a ponto de ajudar uma prostituta desconhecida? É um filme que deve ser assistido sem sombra de dúvida. E no dvd comemorativo os extras são imperdíveis.
Nota: 10
Curiosidades: 4 indicações ao Oscar (filme-ator (Robert de Niro)-atriz coadjuvante(Jodie Foster), - trilha sonora), 2 indicações ao Globo de Ouro (melhor ator drama – Robert de Niro e melhor roteiro), vencedor de 3 BAFTA´s (atriz coadjuvante: Jodie Foster; revelação: Jodie Foster), vendedor da Palma de Ouro em Cannes. Trilha sonora foi o último trabalho de Bernard Herrmann que morreu pouco depois de concluir a mesma.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bqLyTdcMLhc
Nenhum comentário:
Postar um comentário